...

27/05/2011 20:33

 ...

Depakene

O que é ?

O depakene é o ácido valpróico, um anticonvulsivante com bom efeito antimaníaco.

Para que serve ?

Além de controlar as crises epiléticas é indicado para prevenir e tratar as fases maníacas do transtorno afetivo bipolar.

 

Principais efeitos colaterais

 

Os mais comuns são os efeitos gástricos e neurológicos: náuseas, vômitos e diarréia; sonolência, tremores, descoordenação motora, dificuldade na fala. É comum também o paciente aumentar de peso devido ao depakene

 

Como é usado ?

A dose inicial pode ser 500 ou 1.000mg sendo elevada até o limite de 2.000mg, acima disso apenas com constante acompanhamento médico. Caso o paciente obtenha benefícios com doses menores não haverá necessidade de posteriores elevações. Geralmente são os neurologistas que usam o depakene nas crianças, pois praticamente não há indicações psiquiátricas para o depakene nessa fase. Esta propriedade foi citada aqui para enfatizar a segurança que a medicação oferece.

 

Considerações importantes

É conveniente a cada seis meses dosar os níveis das células brancas do sangue e as enzimas do fígado durante um tratamento prolongado. O Depakene não deve ser usado durante o primeiro trimestre da gestação, a não ser sob recomendação médica específica.

  Frisium

O que é para que serve ?

O princípio ativo do frisium é o clobazam, um tranqüilizante benzodiazepínico. Além do efeito calmante e sedativo o frisium possui boa eficácia como adjuvante no tratamento da epilepsia

 

Como é usado ?

Como ansiolítico pode ser usado com a dose de até 60mg por dia: acima disso apenas sob supervisão médica constante. Como adjuvante no tratamento da epilepsia a dose empregada costuma ser de 0,5mg/ Kg de peso do paciente adulto e 1mg por quilograma de peso no caso das crianças.

 

Principais efeitos

Confere uma sensação de tranqüilidade como as demais medicações desse grupo. Não tem sido escolhido para tratar os transtornos de ansiedade embora não seja errado fazê-lo. Como muitos pacientes epiléticos sentem-se ansiosos quanto a possibilidade de sofrerem uma crise a qualquer momento, esses estados de alerta deixa-os assustados e tensos excessivamente. Nesses casos está indicado o uso do frisium. Além da sedação e do efeito calmante pode induzir aos sintomas típicos dos benzodiazepínicos como tonteiras, vertigens, esquecimentos, descoordenação motora e, em alguns casos especiais, reações dermatológicas. Nesse caso é conveniente trocar o remédio.

Considerações importantes

 

Quando o uso não for estritamente necessário é recomendável suspender durante o primeiro trimestre da gestação.

Neuleptil

O que é e para que serve ?

 

O neuleptil é a periciazina, um neuroléptico do grupo das fenotiazinas. Sua principal indicação é para o tratamento de sintomas psicóticos, podendo também ser usado para controlar problemas no comportamento com agitação, irritabilidade ou agressividade; em outros problemas psiquiátricos como a demência ou retardo mental por exemplo

 

Como é usado ?

A dose recomendada varia em torno de 60mg por dia para adultos, as crianças devem tomar 1mg por idade (10 anos=10mg); para elas há a fórmula líquida com 1% de concentração. Os adultos com dificuldade para engolir o comprimido podem tomar a solução a 4%.

 

Principais efeitos colaterais

Ressecamento da boca, queda da pressão arterial provocando tonteiras no momento em que se levanta, alterações do ritmo cardíaco, prisão de ventre, visão borrada, aumento de peso, nas mulheres pode provocar alteração do ciclo menstrual, produção pela mama de substância semelhante ao colostro, diminuição do desejo sexual

 

Considerações importantes

Esta medicação não deve ser dada a pacientes com aumento da próstata, com problemas de epilepsia de difícil controle, com glaucoma. As mulheres gestantes do primeiro trimestre devem evitar a medicação. Os antiácidos a base de alumínio, cálcio ou magnésio podem piorar a absorção do neuleptil por isso devem ser dados com uma diferença de 2 horas antes ou depois.

Tegretol

O que é ?

A tegretol é a carbamazepina, um anticonvulsivante.

 

Para que serve ?

Foi originalmente usado, e continua sendo, para o tratamento da epilepsia, mas encontra bons resultados para o controle do Transtorno Afetivo Bipolar (antigo PMD). Além desta indicação pode também ser usado para controlar a agressividade em pacientes com outros tipos de transtornos mentais, como a demência, o retardo mental e com pacientes psicóticos. Também pode ser udado para tratar a síndrome das pernas inquietas, a abstinência alcoólica e a neuralgia do trigêmio.

 

Como é usado ?

A dose recomendada varia entre 400 e 800mg por dia, acima disto apenas com indicação médica. Pela sonolência que pode causar é recomendável dar a maior parte da dose a noite.

 

Principais efeitos colaterais

Reações alérgicas na pele com pequenas placas avermelhadas é relativamente comum, mas não há necessidade de se interromper o tratamento por isso. Sedação, descoordenação motora, tonteiras, cansaço, enjôo e visão borrada são mais comuns de acontecer.

 

Considerações importantes

Não deve ser usado durante o primeiro trimestre da gestação, há evidências de má formação fetal. Só deve ser usado quando o médico responsável julgar que os benefícios compensam os riscos. O fato de se ter identificado má formações não significa que isto aconteça sempre, mas somente numa pequena parcela das mães que tomam esse remédio. Não deve ser usado junto a antidepressivos do tipo IMAO irreversível.

 

FRALDAS GERIATRICAS M

—————

Voltar